sábado, 25 de junho de 2011

O computador vai substituir o computador?

Observa-se que grande parte dos professores das escolas, afirmam que a sua formação inicial, deixou muito a desejar e que foi insuficiente no que diz respeito à formação para o uso das tecnologias educacionais em sala de aula, tanto teoricamente, como na pratica. Contudo estes professores acreditam que essa temática deveria ser abordada de forma relevante, com o objetivo de fornecer os conhecimentos teóricos e também práticos suficientes para que os mesmos possam vir a se tornar profissionais aptos, competentes e qualificados, atendendo as exigências atuais da escola, da sociedade no que diz respeito à utilização de novas tecnologias como ferramenta complementar no processo de ensino-aprendizagem e também acompanhando o processo de desenvolvimento das TIC nas escolas.
Buscando uma análise específica de cada escola, grande parte dos professores da, afirmam que é preciso que a escola, administre, organize e possibilite o acesso dos alunos ao laboratório de informática com mais freqüência e que no mesmo atue um profissional qualificado e competente para apoiar o professor da classe comum, para que ele possa integrar e trabalhar a transdiciplinaridade com os alunos em seu processo de ensino aprendizagem.

Fica claro que não basta apenas ter o laboratório de informática na escola, mas e preciso sim que os professores estejam capacitados para utilizarem esse laboratório e trabalharem com os alunos. A escola tem que ter uma equipe multiprofissional para dar suporte à informática.
Afirmamos  que para o uso pedagógico, existem vários recursos que também são simples e que não exigem o acesso a internet e podem ser utilizados com vantagem. Se lembrarmos dos DVDs de interesse artístico, cientifico geográfico e histórico, estes não tem custos altos e podem constituir o acervo de videotecas em diversas escolas para o uso em sala de aula ou ate mesmo para o empréstimo pelos alunos e professores. E se for difícil a manutenção de aparelhos eletrônicos como os computadores e televisores existem também algumas alternativas, como os materiais portáteis de uso coletivo.


Quanto à importância do uso do computador como ferramenta pedagógica, os professores acreditam que quando o computador e os demais recursos são utilizados de forma correta, eles se tornam instrumentos com múltiplos caminhos. Eles ainda afirmam ser preciso que na escola que atuam como docentes, exista um profissional especializado na área para que ele possa apoiar de forma correta tanto os alunos como o próprio professor lhe fornecendo as informações necessárias e conduzindo-os para a melhor forma de usar as tecnologias em sala de aula. Observa-se que os professores não têm segurança no uso das tecnologias e principalmente o computador.
Percebe-se que uma formação de professores para utilização de computadores na educação poderá vir a contribuir bastante para o aprimoramento da prática educativa, se esta for pautada pela compreensão de possibilidades e limites de tais instrumentos na concretização do papel educativo da escola, abrangendo não só a forma de utilizar os computadores em práticas educativas, mas também, em sua graduação, os futuros professores devem participar de forma prática do como atuar em sala de aula com o uso das tecnologias.

A formação do professor deve prover condições para que ele construa conhecimento sobre as técnicas computacionais, entenda por que e como integrar o computador na sua pratica pedagógica e seja capaz de superar barreiras de ordem administrativa e pedagógica. Essa pratica possibilita a transição de um sistema fragmentado de ensino para uma abordagem integradora de conteúdo e voltada para a resolução de problemas específicos do interesse de cada aluno. Finalmente, devem-se criar condições para que o professor saiba recontextualizar o aprendizado e a experiência vivida durante sua formação para sua realidade de sala de aula, compatibilizando as necessidades de seus alunos e os objetivos pedagógicos que se dispõe a atingir.

Portanto se o uso desses recursos tiver um planejamento e um acompanhamento pedagógico eficaz, a utilização deles se tornará fácil e freqüente por parte dos professores, auxiliando os mesmos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mensagem

Atividade 5 - NAVEGANDO ENTRE OS BLOGS

A importância do uso dos blogs na educação, como um canal de comunicação entre alunos pais e professores, possibilitando uma troca de saberes entre eles. Melhorando assim o ensino aprendizagem dos alunos.

Há necessidade de sermos homens e mulheres do nosso tempo, que empregam todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que a nossa educação está a exigir."Paulo Freire"

Refletindo sobre mudanças


No mundo em que vivemos atualmente, as máquinas estão cada vez mais Inteligentes. E as escolas? E os professores? E os alunos? Como estão se preparando para isso? São questões que acontecem todos os dias.
Na verdade, fomos educados com medo das máquinas e ouvindo nossos pais dizer : não põe a mão! Vai quebrar! Já nossas crianças de hoje tem mais facilidade com essa era da informática. O contato com essas tecnologias é de fundamental importância para ampliar os horizontes, tanto das crianças como dos educadores no sentido de novas possibilidades pedagógicas.
O que acontece é que , como o vídeo apresenta, “NADA DO QUE FOI SERÁ IGUAL AO QUE A GENTE VIU A UM SEGUNDO”, por que tudo muda muito rápido. E nós temos que acompanhar tudo ou ficaremos excluídos ou substituídos.
O que podemos afirmar é que o professor deve reconhecer que faz parte desse processo e que deve gerar autonomia ao aluno e facilitar assim a aprendizagem.

Cartão

Boas Férias!!!
Que você aproveite bastante!
Até a volta!
Professora Janete

Atividade 1

Todo professor tem um projeto, nós professores regente da sala passamos para o professor de informática o assunto em que você está trabalhando com seus alunos em sala, então a partir daí isso vai relacionar de alguma maneira a tua aula, nós podemos , às vezes, dar sugestões. Você relaciona varias coisas é interdisciplinar. Então, sempre se faz um projeto, saber o que tu queres com tua aula de informática, o que você quer que teu aluno aprenda com isso... Então é bem planejada, a gente faz o projetinho todo certo pra poder trabalhar aqui dentro.
Existe um planejamento, com o professor regente, sobre o que ele está trabalhando. Então, no caso, as séries iniciais, a gente trabalha mais palavras, a ortografia, jogos de lógica.
A partir daí o professor de informática traz bastante produção textual no editor de texto, então geralmente o professor faz planejamento de acordo com o que ele está trabalhando para o trabalho no laboratório.
Considera-se ser de grande relevância aprofundar o conhecimento em relação à formação de docentes para o uso de novas tecnologias educacionais, tendo em vista que a formação de professores para a utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, de forma específica os computadores, têm contribuído na educação principalmente para o aprimoramento da prática educativa, se esta for pautada pela compreensão das possibilidades e limites deste instrumento na concretização do papel educativo da escola. O papel de professores responsáveis pela formação inicial de docentes não deve ser apenas de ensinar como utilizar os computadores e sim garantir que a formação inicial dos mesmos promova a aquisição de habilidades, provendo condições para que ele saiba contextualizar o aprendizado e a experiência vivida durante a sua formação para a sua realidade de sala de aula, ou seja, é necessária uma prática pedagógica reflexiva que contemple o contexto do futuro professor.
Atualmente vivencia-se um período revolucionário, em que as tecnologias vão além dos computadores e das inovações na área de telecomunicações. Contudo mudanças estão ocorrendo nas áreas econômicas, sociais, culturais, políticas, religiosas, institucionais e até mesmo filosóficas.
Com a ampliação do conceito de tecnologia, o termo vai muito além de meros equipamentos, ela permeia em toda a nossa vida, inclusive em questões não tangíveis.


Com carinho...
Janete Mattos Bauer

Projeto

GOVERNO MUNICIPAL DE SÃO LOURENÇO DO OESTE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO




INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
PROINFO
PROJETO

Professoras: Rosana Costa Faitão
Janete Mattos Bauer
Neldi  Kleinpaol
Dulsara Pontel
Edina  Bastezini


São Lourenço do Oeste, março/2011

Tema  Gerador:
Informática na Educação

Tema Foco: 
Noções Básicas de Digitação e o Uso de Alguns Programas mais utilizados.

Problematização:
Dificuldade de se trabalhar com a sala de informática com as crianças e o uso do computador tanto para as crianças quanto para os professores na escola.

Justificativa:
         Percebendo-se a dificuldade por parte dos professores, de fazer uso do laboratório de informática com os alunos, já que os alunos apresentam dificuldades em ligar e fazer uso do computador. Então viu-se a necessidade  de se trabalhar algo mais direcionado no que diz respeito a isso.


Objetivo Geral:
Ampliar o conhecimento na área da tecnologia para professores e alunos.

Objetivos Específicos:
·       Desenvolver a habilidade com o teclado e mouse;
·       Conhecer e fazer uso  do Hardware ;
·       Proporcionar noções do Software.

Avaliação:
Se dará continuamente, conforme  sendo posto em prática o  referido Projeto.

segunda-feira, 11 de abril de 2011